Uma pequena aldeia com um grande coração no meio do Alentejo...

sexta-feira, outubro 27, 2006

Tédio

É uma coisa incrivel esta aldeia.
Tenho 20 anos e passei a minha vida toda a querer sair daqui. Agora, já é o segundo ano que estou longe e de cada vez que me vou embora, passo essa semana contente por estar em Portalegre, longe do tédio Igrejinhense, onde não se passa ridicularmente nada. É a mais pura verdade! Para um/uma adolescente em fase pré-adulta (sim, porque com 20 anos ninguém se pode considerar plenamente adulto, ou pelo menos, eu não considero), que seja quase "forçado" a passar as noites numa aldeia como esta, sem poder ou não ter amigos que possuam um veículo automóvel, ver-se-ia bem "à rasca" para aguentar certas noites nesta aldeia.
Perdoem-me os que acham a minha opinião absolutamente descabida, mas já que este blog serve para elogiar a nossa aldeia, deverá também servir para denunciar muitas das coisas que fazem cá falta!
Acreditem ou não, há cerca de 3 semanas atrás eu fui pela primeira vez na minha vida a uma discoteca! (Sim, Portalegre não tem discotecas!!!).
Não estou a dizer que o que faz falta à nossa aldeia é uma discoteca, mas de quando em vez, sabia bem ter mais uma ou duas escolhas para além do "Páteo da Aldeia".
Perdoem-me o desabafo...

13 comentários:

kapa disse...

Conheço mto bem a Igrejinha, e gosto dela como é. É certo que que deve ser um tédio, mas o descanso é rei, e Évora é logo ali ao lado que tem de tudo para se passar uma noite agradável.

Deixa estar assim essa linda aldeia, pois é essa pacatez que trás toda a sua beleza.

Á minha vila também não tem discotecas e é tão calma como a Igrejinha, também é certo que saí de lá por volta dos 20 anos, vim para Lisboa, morei cerca de 10 anos em Évora e voltei novamente para Lisboa, e assim que posso volto para Terena.

Não existe coisa melhor que a calma da nossa terra.


Eu compreendo o teu tédio, devido aos teus 20 anos, mas daqui a alguns anos, verás que adoras a tua aldeia.

Fica bem, e continuem a divulgar a vossa aldeia, com as coisas positivas e aquelas que sendo negativas possam passar a positivas.

Apresentem sempre ideias construtivas mesmo aquelas que sejam de dificil acesso, pois são essas que nos dão mais prazer quando as vemos resolvidas.


Um abraço

Kapa

Anónimo disse...

Secalhar os meus 64 anos dão-me moral para te aconselhar(ou talv~ez não), seja como for sempre te digo ,que nunca descordei tento de ninguém (desculpa já descordei, mas esse caiu da cadeira e marou.faz o qu3e te digo firma os pés na terra, e deita-lhe um pouco e água em volta, sim porque o teu problema é falta de força nas raizes, sabes o que é isso? Nã0? eu explico, até aos 18 anos passei fome, fome de alimento, mas fartura de amor, de amizade, de carinho, também queria partir para vida melhor, e parti, sabes para onde? para a guerra, sabes o que é a guerra? isso mesmo é muito barulhenta, muito mais que as discutecas, suponho eu, então tinha força, garra , genica,musculo, mas chorava todos os dias pela Igrejinha,onde ficaram as raizes.Regressei, como parti? querias ! os males da guerra fizeram-me muito mais mossa que a fome.voltei a sair casei, tive filhos , netos, arranjei noovos amigos, fundei colectividades, Associações de reformados, grupos corais escrevi poemas,Biografias, e sabes uma coisa,em cada passo ,em cada decisão em cada palavra,eu dizia o mesmo.tenho os meus principios tenho as minha raizes. CUIDA DAS TUAS; E VERÀS NÂO È IGUAL; NEM PARECIDO COM A NOSSA TERRA.Respeito a diferença dos nossos 46 anos, acredito pelenamente nas transformações, e é por isso que me atrevo a mandar-te um beijo, ou um abraço conforme fores M ou F.e a ter esperança que essa raiz se fortaleça. xau

Rogério Berrucho disse...

E é bom que se relembre também que o tédio,´ultimamente, se resume ao tempo mais frio, porque de Junho a Setembro a Igrejinha fervilha de animação... Pequenas festarolas em diversos espaços, bailaricos, karaokes e muito mais; pelo menos foi assim este Verão!

AnaCristina disse...

Tenho pena que a tua participação se resuma a um desabafo ocasional...

O blogue serve para falar da aldeia, bem ou mal, não para desabafar coisas pessoais e ocasionais!

Maria Duarte disse...

Sinceramente nem tenho palavras para isto...
Igrejinha é a terra que me viu dar os primeiros passos, que me viu sorrir pela 1ª vez, que me viu crescer. nem numa terra no mundo, por mais maravilhosa que seja e por mais discotecas que tenha, vai substituir a MINHA terra, e sabem porque? porque mesmo sem animação nocturna, mesmo sem discotecas é a terra onde tenho os meus amigos, os meus pais, a minha familia e as pessoas que amo. sim, porque o amor é tudo o que dá sentido á nossa vida. Lamento, mas Igrejinha há-de ser sempre a minha terra, com ou sem festa...

Ah, para provar um bocadinho isto que acabei de dizer e para te avivar a memoria, aqui fica um video do nosso verão, talvez o verao mais divertido de todos os tempos na nossa terra, aquele em que fomos felizes. Clica aqui (http://rogerblogtv.blogspot.com/2006/10/emisso-16-vero-em-igrejinha-nostalgia.html)

Anónimo disse...

Realmente é uma vergonha, devias ter vergonha na cara para colocares neste blog sobre esta nossa bonita terra um comentário tão negativo e desinteressante como o teu. Sempre ouvi dizer "a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha", mas há limites. Discotecas, bares, estabelecimentos de diversão nocturna há muitos, agora terras como a Igrejinha não, só há esta, pois é única pela sua simplicidade. Devias dar valor ao meio onde pertences, ao que é teu e não andares feita hipócrita a limpar a Barragem do Divor para seres o centro das atenções pelo teu trabalho comunitário e depois vires aqui publicar uma barbaridade destas. Valha-nos Deus. É triste uma das principais impulsionadoras do movimento "PUMBA" ter um comportamento destes. Se és tão infeliz aqui pq é que não vais viver para o alto alentejo? para Portalegre ou lá o que é? Os ares da Serra de lá devem fazer-te mal. Faz boa viagem, quem está mal muda-se. Tenho vergonha que uma conterrânea minha tenha semelhante comportamento. Além disso axo que os teus "20" anos ainda são mto verdes, ainda tens que crescer mto. E também só foste a primeira vez a uma discoteca há pouco tempo porque quiseste elas já existem há muito tempo. Agora a Igrejinha não tem culpa disso, nem tem que ser alvo da tua ira e revolta pelo teu "tédio".

Anónimo disse...

Olà bom dia caros Igrejinhenses aqui de bem longe vos envio um grande abraço, queria pedir-vos desculpa em nome dessa linda menina pois errar é humano e às vezes dizemos aquilo que nâo pensamos, mas o tempo é o melhor remédio para fazer trabalhar o coraçâo.
Saudades, palavra linda pois à vinte e três anos que vim para o estrangeiro e acreditem cada vez gosto mais dessa terra que me viu crescer pois cheguei aì com quatro anos.
Vamos perdoar a essa jovem pois mais uns anos sobre a pele e ela defenderà a sua terra como defenderà os seus filhos.
Da minha parte desejo-lhe um futuro brilhante e boa sorte.
Felicidades a todos.
Agostinho Flamino

Anónimo disse...

Está a insinuar que esta jovem não pensa?
....sem comentários…

Anónimo disse...

sem polémicas, mas não sou capaz de encontrar desculpas para essa jovem, que certamente está na posse das suas faculdades mentais, é certo que estamos num país livre( ainda) e cada um tem direito á sua opinião eu respeito a opinião da jovem, só que não a compreendo e por isso não a descupo, as desculpas não se pedem ( e a jovem não a pediu) evitam-se. E quem sabe se a jovem até não conseguiu aquilo que pertendia? por a malta a falar da nossa terra. SERÀ? Gostaria de falar com a jovem que não conheço, mas olhos nos olhos percebe-se muita coisa
Um abraço

Maria Duarte disse...

Olá a todos!
Tenho assistido a esta "troca de ideias" acerca deste post e eu propria já coloquei a minha opiniao discordante, no entanto queria só dizer (porque acho que já alguem deveria te-lo feito) que já chega!! penso que ela já percebeu que nao teve nos seus melhores dias e que muita gente nao gostou da sua intervenção... mas penso que a mensagem já chegou!!
Com tanta coisa bonita para ver neste blog, que mostra a nossa linda terra, nao vamos perder tempo aqui com algo que também nao é assim tao importante!!
Alem disso, A. Pepe, o coração de um igrejinhense é do tamanho do mundo e capacidade de perdoar nao é o que nos falta, nao é? :) Vá lá, todos temos momentos menos bons!!
Beijinhos a todos

Rogério Berrucho disse...

Pois, eu próprio já tinha pensado no que a Miazinha disse... Está na hora de seguir em frente.

Quando os erros se comentem, lamentam-se, corrigem-se e melhora-se para que não se voltem a cometer. Neste caso, já se percebeu que aconteceu algo que não foi de todo bom, já se chamou à atenção, mas não devemos entrar pela crucificação.

É verdade que foi uma desabafo um pouco estranho, no sítio errado, à hora errada, mas já passou...

Anónimo disse...

Curioso que o "post" com mais comentários seja este...

Acho a Igrejinha uma aldeia com graça, para passar uns dias a descansar, e a desfrutar as belezas do Alentejo.

Não me parece que o desabafo de uma jovem adulta, possa ser condenado, nem que seja por ser verdadeiro!

Há que lembrar que mudam-se os tempos e mudam-se as vontades, com o passar dos anos as necessidades de um pré-adulto de 20 anos são diferentes.

Espero que a Sara encontre fora da Igrejinha a animação que procura (e precisa) para poder também apreciar a sua terra.

Anónimo disse...

Boa noite gente,
Acabei de ler o post da Sara e respectivos comentários. Só o ultimo comentário me pareceu sensato digamos...afinal ter 20 anos é ser-se ainda 1 criança. Feliz da Sara que só tem ainda 20 anos. Quando eu tinha 20 e muitos tb pensava como ela, só não tinha era 1 'Blog'. Tb eu vivi numa terra do interior e o meu sonho (limitado) era ter 1.000 contos, 1 carro e sair dali pra fora e...digo mais...hoje que tenho 40 e muitos, o meu sonho continua a ser o mesmo. Não suporto intolerância e incapacidade de compreensão. Os 'adultos' deviam ter tido 1 pouco mais de compreensão para com a Sara, que não passa duma miuda com atitude, boa ou má, mas tem atitude e aquele post foi provávelmente 1 desabafo. Tenho inveja da Sara...ao menos teria 20 anos.
Um abraço.

PS - Já agora a Igrejinha, sendo 1 das freguesias mais 'desenvolvidas' do concelho de Arraiolos, não passa duma aldeia e, uma aldeia para muita gente pode ser 1 Ilha (redundante, que pode asfixiar). Digo eu que não percebo nada disto...