Uma pequena aldeia com um grande coração no meio do Alentejo...

domingo, outubro 15, 2006

Igrejinha mencionada em Livro

Ao 26º ano da vida literária do autor, o jornalista do regional "Diário de Sul", Gabriel Raimundo, lançou um livro intitulado "Herdeira de Colombo na Iha Dourada", na nossa querida aldeia dia 30 de Setembro, salvo erro. O Salão do "Centro" não estava cheio, mas as poucas pessoas que marcaram presença ouviam atentamente o Sr. Raimundo descrever a maneira como alargou os seus horizontes desde o final da adolescência.
O capítulo XXVI é inteiramente dedicado à Igrejinha. É certo que são apenas cinco páginas, mas são estas mesmas páginas que nos fazem ter orgulho na nossa terrinha. Como o próprio autor afirma: "Na Igrejinha, a aldeia mais cultural e humanamente cálida do Alentejo".
Neste capítulo fala-se do Centro Cultural (da Biblioteca, da Sala de Música e do Museu), da velha e abandonada Fábrica do Tomate, da Festa Rija e de algumas das décimas recitadas, uma delas da autoria do Sr. Francisco Fonseca e a outra do Sr. Varela, dedicada à Santa Padroeira da Igrejinha, Nossa Senhora da Consolação.


É claro que no final de tudo, tive de adquirir um livro e pedir uma assinatura. Ainda não li o romance por falta de tempo, mas garanto que assim que terminar de o fazer colocarei aqui mais pormenores. Entretanto, aconselho vivamente os boguistas a adquirirem este livro, que é de uma riqueza historico-cultural monstra!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sempre que leio que alguém prepetua a nossa querida aldeia, para além do tempo, sinto agua nos olhos, tal a alegria de saber que como sempre o afirmei os igrejinhenses são gente de primeira.que Deus vos acompanhe sempre em iniciativas como estas. por azar ou talvez não, estive na nossa terra dois dias antes, gostaria de adequirir o livro, digam-me como ..um abração

AnaCristina disse...

É óptimo existir uma prova da beleza da nossa terra, que só se sente depois de sair de lá...