Uma pequena aldeia com um grande coração no meio do Alentejo...

domingo, outubro 29, 2006

Grupo Etnografico e de Cantares "Sol Ardente"

Mais uma iniciativa de valor na Igrejinha...
Em 2004 surgiu um projecto denominado "Sol Ardente" com o objectivo de divulgar a nossa cultura material e imaterial, a nossa tradição e os saberes populares. Para isso e com o total apoio do Centro Cultural, criou-se o Grupo de Cantares composto por varias pessoas residentes na Igrejinha (e não só, a Sra. Luisa Alvaro e o Sr. Alberto Apolónio são residentes em Arraiolos), tais como, a Rosa Varela, a Jeronima Batalha, Jose Luis Nascimento, Rosa Nobre, Dalia Nobre, Antonio Nobre, Antonio Baixinho, Arquiminio, Hortensia Rato, Manuela, Mariana Lopes, Rosinda, Marta Rato, Candida, Antonio José, entre outros.
Tocam instrumentos tradicionais alentejanos, como o cavaquinho, o reco-reco, o adufe, o acordeão, a harmonica e as vozes dos cantares tradicionais alentejanos e cantam musicas como o "Se fores ao Alentejo", "Ciranda", "Não quero que vás á monda", entre outras.
No dia 29 de Outubro, no aniversario do Grupo, apresentaram as suas novas fardas publicamente, fardas estas que representam os trajes antigos das lides do campo.
"Não quero que vás á monda"
Não quero que vás à monda
Nem à ribeira lavar
Só quero que me acompanhes
Ó meu Lindo Amor
No dia em que me eu casar

No dia em que me eu casar
Hás-de ser minha madrinha
Não quero que vás á monda
Ó meu Lindo Amor
Nem à Ribeira sozinha

2 comentários:

Anónimo disse...

hora aí está mais umA NOTICIA daquelas de fazer crescer o nosso ego igrejinhense, parabéns não só pela ropinha nova, mas principalmente, por quererem ser parte da cultura da nossa terra.fico felíz. no próximo dia 04-11-06 o grupo coral ao qual pertenço comemora o seu 31º aniversáio, cresçam saudáveis, e façam-me um grande favor, cantando bem, ou cantando menos bem,


SEJAM FELIZES.

Um abração, um dia destes cruzamo-nos por aí, certo? contacto do emu grupo
ccdpaivas.coral@netvisao.pt

AnaCristina disse...

Magnifico o sorriso do Porta-estandarte...

Eu conheço-o? ;D